FILTROS DE CABINE

 

Também conhecidos como FILTROS DE HABITÁCULO ou FILTROS DE AR CONDICIONADO

(EMBORA NÃO DEPENDAM DESTA OPÇÃO).

São componentes automotivos destinados a preservar a saúde dos ocupantes do veiculo.

Evitam a invasão de contaminantes ao interior do veiculo como poeira, gases, bactérias e

fungos que geralmente potencializam doenças como alergias, rinite, bronquite e outras das

Requerem manutenção periódica cuja recomendação é de até 1 ANO dependendo do

ambiente onde o veiculo é utilizado.

São localizados na linha de ventilação interna dos veículos e cada montadora tem seu projeto

o que faz variar muito a posição de veiculo para veiculo porém em geral costuma-se dividir em

6 diferentes regiões: externo (próximo ao painel divisor do motor) centro ou lados direito ou

esquerdo, Interno (sob o painel do veiculo) centro ou lados direito ou esquerdo.

A falta de manutenção neste item traz consequências não somente para saúde humana como

também um forte e desagradável odor no interior do veiculo (cheiro de carpete molhado) e

alto e incomodo ruído no ventilador interno.

 

FILTROS DE AR


São filtros construídos em diversas geometrias e específicos para cada aplicação, em geral

construídos em fibra de celulose com tratamento em resina, poliuretano, alma plástica, e

Tem a função de proteger a parte alta da camisa de cilindros protegendo o brunimento da

camisa, assim mantem a folga entre anéis e camisa.

É o responsável por manter correta a taxa de ar na combustão durante a admissão do motor.

Quando o filtro de ar deixa de executar essas tarefas, surgem danos no motor como “batida

de saia”, “rajamento”, fumaça por queima de óleo lubrificante junto com combustível,

aquecimento excessivo, excesso de consumo de combustível, perda de potência. Todos esses

fatores são de largo conhecimento no mundo reparador.

A troca deste componente deve ocorrer conforme recomendação do fabricante do veiculo

constante do manual do proprietário, “TROCAR O FILTRO DE AR A CADA XXXX KM OU,

QUANDO EM REGIÃO POEIRENTA, MAIS FREQUENTEMENTE” interpretando, o filtro de ar deve

ser trocado sempre que necessário ou quando possível, é fator de ganho sempre.

Ações habituais como SOPRAR O FILTRO DE AR ou BATER O FILTRO DE AR, enganosamente

trazem algum beneficio, ao contrário, esses hábitos só causam danos ao componente e

consequentemente ao motor do veiculo. Se não puder trocar, não mexa, os danos serão

Em alguns casos, requerem conhecimento, muita atenção e ferramental especifico para a

troca pois, ainda que o filtro de ar seja correto, de boa qualidade, se montado com qualquer

deficiência, causa entrada falsa de ar com contaminante e inicia-se o processo de desgaste e

 

FILTRO DE ÓLEO LUBRIFICANTE


São filtros cuja finalidade é manter a integridade do óleo lubrificante ou seja, o óleo não teria

a durabilidade informada pelo fabricante , tampouco a eficiência necessária caso não fosse

A lubrificação ocorre somente quando o óleo cumpre simultaneamente as funções de

ARREFECIMENTO, AMORTECIMENTO, DETERGENCIA, REDUÇÃO DE ATRITO E VEDAÇÃO,

quando uma deixa de existir, a lubrificação FALHA. Isso tudo severa e exaustivamente testado

e aprovado em laboratório conjuntamente com o filtro de óleo

Da forma exposta, o filtro de óleo é parte da proteção das partes baixas do motor e do

cabeçote de válvulas pois trabalha consorciado com o óleo lubrificante.

A falta de manutenção deste componente pode causar grandes transtornos e altos custos de

Atualmente existem dois projetos utilizados pelas montadoras

1) BLINDADOS que são construídos com carcaça metálica estampada, tampa com rosca

e meio filtrante em fibra de celulose. Neste caso, todos componentes fazem parte

do FILTRO, é um projeto mais antigo e caindo em desuso devido ao descarte, o óleo

contido em seu interior é extremamente agressivo ao meio ambiente.

2) ECOLÓGICOS ou CARTUCHOS são construídos e disponibilizados apenas em meio

filtrante em fibra de celulose e raros casos em material sintético.

É o projeto do momento pois, tanto a carcaça como a tampa são partes do motor

assim, o descarte é somente do meio filtrante que se escorrido, não conterá óleo

Recomenda-se trocar o filtro de óleo lubrificante, TODA VEZ que efetuar a troca do óleo do

motor ou ainda, a vida útil deste filtro é igual a vida útil do óleo lubrificante.

A instalação e aperto do filtro de óleo lubrificante BLINDADO, DEVE ser efetuado tão somente

com as mãos, NÃO UTILIZAR FERRAMENTA PARA INSTALAÇÃO E APERTO. Em geral estes filtros

estão em local de fácil acesso.

Os filtros ECOLÓGICOS requerem maior conhecimento e ferramental mais especifico e seguem

as recomendações abaixo também.

Após a troca do filtro de óleo lubrificante, ligar o motor e NÃO ACELERAR; com o motor em

marcha lenta verificar se a luz de advertência do painel de instrumentos APAGOU, verificar se

há vazamento, se houver, repetir o procedimento de instalação tomando cuidado de limpar

principalmente a superfície onde a junta do filtro acentará.

 

FILTROS DE COMBUSTÍVEL


São filtros cuja finalidade é tornar o combustível livre de contaminações que possam causar

danos ao sistema de injeção ou ao carburador.

Em geral os sintomas são falhas no motor, perda de potencia e desgaste de componentes mais

Os filtros de combustível para motores alimentados por carburador são peças simples e

geralmente estão localizados próximos ao carburados, portanto, de fácil manutenção.

Os filtros de combustível para motores alimentados por injeção eletrônica já mais complexos,

requerem maior conhecimento e ferramental mais especifico. São submetidos a pressão que

varia de 2 bar até 6 bar ou mais.

São dois casos: instalados externamente ao tanque de combustível e instalados internamente

ao tanque de combustível (in tank) juntamente com a bomba elétrica.

Instalados externamente ao tanque de combustível: Geralmente são de fácil localização

(próximos ao tanque) na linha de saída do combustível e os cuidados são de não danificar a

trava do conector de engate rápido ao desmontar e do combustível que sairá em esguicho

Neste caso os filtros de combustível são disponíveis em carcaça metálica estampada

ou em carcaça injetada em plástico de engenharia. Quando em carcaça metálica há um

cuidado adicional na desmontagem devido a pressão do sistema, isso causa energia estática

acumulada. Neste caso para evitar riscos, deve-se apontar o bico de desmontagem para baixo,

evitando-se assim o contato do esguicho do combustível com o assoalho do veiculo.

A durabilidade deste componente é muito variável pois depende fundamentalmente da

qualidade do combustível utilizado assim, deve-se seguir a recomendação do fabricante do

Instalados internamente ao tanque de combustível: São localizados dentro do tanque e são os

projetos mais modernos das montadoras. Esta é a tendência futura.

São filtros de extrema complexidade e requerem conhecimento e ferramental especifico.

 

A RECOMENDAÇÃO É EFETUAR A TROCA POR PROFISSIONAL HABILITADO.